Como trabalhar na Alemanha

Você domina o alemão e acredita possuir muita perseverança para superar barreiras e conseguir um emprego em Colônia?

Chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 deixou de ser uma tarefa impossível. Apesar de ter algumas dificuldades e obstáculos naturais para uma mudança dessa categoria, o desafio pode sim ser vencido se você possuir disposição e energia para correr atrás do que precisa ser feito.

Na seguinte lista estamos deixando várias dicas para que você criar e fazer um bom currículo alemão.

  1. Quantas páginas

Geralmente, um currículo alemão não deve ter mais que 2 folhas. Melhor mesmo é que seja apenas uma. Os currículos muito longos podem impedir que a atenção, concentre-se nas partes mais decisivos. Dessa forma,deves decidir o que é que a empresa a que está se candidatando não deveria ficar sem saber sobre ti e concentrar-te nesses tópicos.

  1. Layout

Invista algum tempo no layout do currículo. Os dados nele apresentados devem ser fáceis de serem encontradas. O tipo de letra utilizada deve ser Arial ou o Times New Roman e o tamanho usual é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura

Também é importante ter em conta a organização do currículo. Não podem faltar informações fundamentais: dados pessoais (nome, nacionalidade, moradia, data de nascimento), escolariedade e experiência profissional, qualificações adicionais . Também, é importante mencionar os conhecimentos de informática e de línguas.

Tudo isso deverá ser exposto de forma cronológica.

  1. Revise

É sempre bom fazer uma revisão geral antes de mandar o currículo.

Preste atenção se as datas que mencionou conferem com as que estão escritas nos certificados e documentos.

Controle se os nomes seja da compania, quanto da pessoa de recursos humanos estão escritos de maneira correta.

  1. Pede a uma outra pessoa que controle o teu currículo

Antes de você enviar os papéis, peça a uma outra pessoa, para dar uma olhadinha.

  1. A fotografia

A fotografia não é obrigatória pela lei, mas recomendo a enviar. O melhor será recorreres a um profissional e tire uma fotografia para enviar e currículos.

Onde procurar?

Use a internet para encontrar vagas de trabalho na alemanha.

Outras dicas essenciais:

Consiga o visto para trabalhar

Adquira a documentação completa necessária. Desde 2015, adquirir visto de trabalho na Alemanha passou a ser mais fácil para nós brasileiros.

Quem é cidadão da União Européia ou casado com um membro da UE tem permissão para entrar na Alemanha. No entanto as pessoas que não se se enquadram nesse perfil podem solicitar o Blaue Karte, a fim de conseguir uma autorização de trabalho com baseada na formação acadêmica.

Aprenda alemão

deixo aqui uma dica óbvia, tenha o alemão na ponta da língua. Isso te ajudará muito a sua entrada no mercado de trabalho!

Vania Prais

Viveu 23 anos na Alemanha aonde fez curso técnico de informática e cursou direito comercial na FH bielefeld.

Fez carreira na área de informática e atuou como examinadora em muitos processos seletivos. Hoje em dia mora na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um livro de nome currículo campeao aonde explica detalhadamente todas as etapas do processo de seleção.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao